Execução de Contabilidades
Este tipo de assessoria consiste na análise e tratamento contabilístico dos factos patrimoniais que a contabilidade deve reflectir, traduzindo-se em concreto nas seguintes tarefas
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- Elaboração dos mapas necessários às alterações ao Plano Plurianual de Investimentos
- Elaboração dos mapas necessários às revisões ao Plano Plurianual de Investimentos
- Elaboração dos documentos contabilísticos de prestação de contas
- Elaboração dos documentos de prestação de contas para o Tribunal de Contas
- Elaboração dos documentos de prestação de contas para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional
- Elaboração dos documentos de prestação de contas para o Instituto Nacional de Estatística
- Elaboração dos documentos de prestação de contas para a Tutela de acordo com a Nova Lei das Finanças Locais
- Cumprimento das obrigações fiscais de natureza declarativa (modelo 10 do IRS, modelo 25 do IRC, modelo 22 do IRC)
- Outras tarefas conexas com as anteriores
Assessoria Contabilística
Este tipo de assessoria consiste no estudo e esclarecimento de questões colocadas pelas autarquias em momento prévio à realização dos factos patrimoniais que em cada momento estiverem em causa.
À JNB compete assegurar o melhor enquadramento contabilístico e fiscal das questões colocadas, devendo apresentar, sempre que legalmente possível, as alternativas pelas quais pode a Junta optar. Neste âmbito competirá à JNB a elaboração do orçamento anual e do plano plurianual de investimentos da autarquia de acordo com a legislação aplicável e tendo, obviamente, em consideração todas as orientações previamente transmitidas pelo Órgão Executivo. |
Competirá também à JNB a emissão de pareceres prévios sobre o enquadramento jurídico-contabilístico e fiscal dos factos patrimoniais sobre os quais existam dúvidas por parte do Executivo.
Inventários
Para as autarquias que ainda não tenham elaborado o inventário dos bens do imobilizado corpóreo e incorpóreo do domínio privado e do domínio público a JNB dispõe de capacidade técnica para executar este trabalho legalmente obrigatório nos termos do POCAL.
O processo de inventariação dos bens do imobilizado das autarquias abrange os seguintes procedimentos:
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- Classificação dos bens de acordo com o CIBE (Cadastro e Inventário dos Bens do Estado)
- Valorização dos bens (à excepção daqueles que pela sua natureza e complexidade careçam de outros técnicos devidamente qualificados para o efeito)
- Inserção dos dados relativos a cada bem em suporte informático (o que inclui o nome dos fornecedores, data de aquisição, data de entrada em funcionamento, designação do bem, atribuição de número sequencial, etc.)
- Produção das etiquetas de todos os bens da autarquia
- Impressão das etiquetas no nosso escritório
- Colagem das etiquetas nos bens ou nas respectivas fichas (opcional)
Manuais de Controlo Interno
De acordo com o POCAL as autarquias devem dispor de um Manual de Controlo Interno, sendo este o primeiro documento solicitado em sede de auditoria por parte do Tribunal de Contas.
A JNB dispõe também nesta área de capacidade técnica para prestar todo o apoio necessário. O manual de controlo interno elaborado pela JNB prevê os seguintes mecanismos de controlo:
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- Receita (orçamento, fases de execução, liquidação, cobrança e procedimentos de auditoria e testes de conformidade)
- Imobilizado (aquisição, construção própria, valorização, avaliação, alienação, reparação e manutenção, inventariação e procedimentos de auditoria e testes de conformidade)
- Existências e Economato (aquisição, recepção, outros mecanismos de controlo e procedimentos de auditoria e testes de conformidade)
- Disponibilidades (procedimentos e gestão de meios monetários, fundo de maneio, reconciliações bancárias e procedimentos de auditoria e testes de conformidade)
- Terceiros (controlo de contas correntes, circularização de clientes, fornecedores e outras entidades e procedimentos de auditoria e testes de conformidade)
- Documentos Previsionais ( Preparação e aprovação ; Definição de Regras previsionais )
- Prestação de Contas
- Elaboração dos documentos de prestação de contas
- Aprovação dos documentos de prestação de contas
Avaliação de Sistemas de Controlo Interno
A avaliação do Sistema de Controlo Interno (SCI) consiste essencialmente na análise aos métodos e procedimentos adoptados pela autarquia, traduzindo-se em concreto nas seguintes tarefas:
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- Avaliação das despesas com pessoal e da organização e gestão administrativa de recursos humanos.
- Avaliação dos métodos e procedimentos de controlo dos sistemas informáticos
- Eventual avaliação de métodos e procedimentos específicos em função da especificidade da autarquia
Processamento de Salários
Este serviço inclui:
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